Geral
Lula nega crise com Congresso, mas critica peso das emendas impositivas
Presidente afirma que controle de 50% do orçamento pelo Legislativo é 'grave erro histórico' e compromete políticas públicas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (4) que não há crise entre o Executivo e o Congresso Nacional. No entanto, criticou duramente o volume de recursos sob controle do Legislativo por meio das emendas impositivas, classificando a situação como um "erro histórico".
A declaração foi dada durante a 6ª plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Segundo Lula, permitir que o Parlamento "sequestre 50% do orçamento da União" compromete a capacidade do governo de planejar e executar políticas públicas.
"Eu, sinceramente, não concordo com as emendas impositivas. Acho que o fato de o Congresso Nacional sequestrar 50% do orçamento da União é um grave erro histórico. Mas você só vai acabar com isso quando mudar as pessoas que governam e as pessoas que aprovaram isso", declarou o presidente.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil