Geral
Bolsas europeias fecham sem direção única com montadoras em alta após análises positivas
Setor automotivo impulsiona índices na Europa após projeções otimistas e sinalização de alívio regulatório nos EUA
As bolsas europeias operam majoritariamente em alta nesta quinta-feira (4), refletindo o otimismo em torno da decisão de política monetária do Federal Reserve, prevista para a próxima semana. O destaque do pregão fica por conta das montadoras, que avançam após análises favoráveis ao setor e diante de sinais de flexibilização regulatória nos Estados Unidos.
Por volta das 7h40 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava alta de 0,29%, alcançando 577,91 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Londres caía 0,01%, Paris subia 0,31% e Frankfurt avançava 0,68%. O mercado de Milão recuava 0,01%, Lisboa tinha queda de 0,25% e Madri subia 0,4%.
Entre as montadoras, as ações da Porsche subiam 5,1% e as da Mercedes avançavam 4,11%, liderando os ganhos do índice DAX, em Frankfurt. Daimler, Volkswagen e BMW também apresentavam altas superiores a 3%. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira planos para revogar normas federais de economia de combustível para veículos de passeio, em uma tentativa de aliviar as exigências sobre a indústria automobilística americana.
De acordo com o Citi, a Porsche destacou, em recente apresentação a investidores, que está se preparando para uma recuperação significativa. A empresa aposta na composição de produtos, no poder de precificação, na redução de custos e no lançamento de novos modelos até 2028 para atingir pelo menos metade de sua meta de retorno sobre vendas, estimada entre 10% e 15%.
Em Paris, a Renault subia 5%, enquanto a Stellantis avançava 3,8%. Segundo o analista Patrick Hummel, do UBS, a Stellantis pode retornar ao mercado norte-americano no próximo ano. O banco projeta um aumento de 3 bilhões de euros no lucro operacional ajustado da empresa em 2026, impulsionado pela recuperação da participação de mercado e pela melhoria do mix de produtos, favorecidos pela flexibilização das normas de emissão nos EUA.
Na Bolsa de Madri, a Inditex registrava alta de 1,9%, prolongando os ganhos da sessão anterior.
Do lado macroeconômico, as vendas do varejo da zona do euro permaneceram estáveis em outubro, na comparação com setembro, conforme previsto pelos analistas.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados