Geral

Ueda afirma que Banco do Japão ainda avalia até onde elevar juros

Presidente do BoJ destaca incerteza sobre nível ideal de taxas e indica continuidade do debate sobre aperto monetário.

04/12/2025
Ueda afirma que Banco do Japão ainda avalia até onde elevar juros
Banco do Japão - Foto: Reprodução / internet

Kazuo Ueda, presidente do Banco do Japão (BoJ), afirmou nesta quinta-feira, 4, que o banco central ainda não definiu qual seria o nível ideal de juros para a economia japonesa, destacando que não está claro quando o ciclo de aperto monetário será concluído.

Durante audiência no Parlamento, Ueda explicou que o BoJ trabalha para estabelecer a faixa da "taxa neutra" — patamar considerado compatível com a estabilidade econômica. "A decisão final sobre até onde elevar a taxa nominal depende desse fator, então há alguma incerteza", afirmou.

O presidente do BoJ acrescentou que o banco compartilhará suas conclusões assim que houver uma definição mais clara sobre o tema.

No início da semana, declarações de Ueda reforçaram a expectativa de que o BoJ possa retomar o ciclo de aperto monetário na reunião marcada para os dias 18 e 19 de dezembro, movimento que impulsionou os rendimentos dos títulos japoneses e valorizou o iene.

O rendimento do título do governo japonês (JGB) de 10 anos atingiu 1,920% nesta quinta-feira, o maior nível desde julho de 2007. O iene era negociado em torno de 155,30 por dólar, recuperando-se após ter chegado recentemente a 157,90.

Em discurso na última segunda-feira (1), Ueda prometeu analisar os prós e contras de um possível aumento da taxa básica, atualmente em 0,5%, e tomar uma decisão na próxima reunião. Hoje, ele reiterou que as condições monetárias ainda são acomodatícias, sugerindo que a política seguirá apoiando a economia mesmo em caso de elevação dos juros.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.