Geral
América Latina reage à hegemonia dos EUA entre tensões e busca por autonomia econômica
Especialista analisa como Brasil, México e Venezuela enfrentam a influência norte-americana e buscam alternativas econômicas e políticas.
América Latina reage à hegemonia dos EUA entre tensões e busca por autonomia econômica. A especialista Carolina Pedroso analisou o grau de resistência dos países latino-americanos diante do poder dos Estados Unidos. Segundo ela, "o México tem uma relação umbilical com os EUA" e, apesar do governo de Claudia Sheinbaum adotar postura crítica, a dependência econômica limita reações mais contundentes.
O Brasil, por sua vez, destaca-se como o país da região com maior margem de autonomia econômica. "Tem buscado ao longo do tempo diminuir bastante essa dependência", observa Carolina.
Quanto ao confronto direto, a analista é enfática: "O país que mais se preparou para uma possibilidade de confronto direto com os Estados Unidos foi a Venezuela". Ela ressalta que há planos militares venezuelanos atualmente ativados, elaborados para responder a uma possível intervenção norte-americana. "Ainda que com debilidades, pelo menos tentou se preparar", conclui a especialista.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados