Geral

EUA pedem detalhes sobre ações contra o crime organizado após conversa entre Lula e Trump, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirma que embaixada americana busca informações sobre operações brasileiras após diálogo entre presidentes.

Sputnik Brasil 03/12/2025
EUA pedem detalhes sobre ações contra o crime organizado após conversa entre Lula e Trump, diz Haddad
Haddad detalha pedido dos EUA por informações sobre combate ao crime após diálogo entre Lula e Trump. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou nesta quarta-feira (3) que a embaixada dos Estados Unidos solicitou informações adicionais sobre as operações do Brasil no combate ao crime organizado. O pedido foi feito após a conversa telefônica entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, ocorrida ontem (2).

"A embaixada [dos EUA] quer acesso aos documentos para que essa ação [colaborativa] seja efetivada. O crime não deixa de utilizar nenhuma brecha, como 'fintechs' e 'bets' que servem de veículo para lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio", explicou Haddad.

Na semana passada, o ministro já havia alertado para a possibilidade de grupos criminosos brasileiros enviarem recursos para empresas registradas nos EUA como estratégia de lavagem de dinheiro, além de participarem do contrabando de armas para o Brasil. Ele solicitou que o tema fosse levado ao governo norte-americano, o que agora começa a avançar com o intercâmbio oficial de informações.