Geral
PMI de serviços do Brasil atinge 50,1 pontos em novembro, maior patamar em 8 meses
Setor de serviços mostra sinais de recuperação, impulsionado por aumento da demanda e geração de empregos, segundo S&P Global.
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços do Brasil avançou de 47,7 pontos em outubro para 50,1 pontos em novembro, atingindo o maior nível dos últimos oito meses. Leituras acima de 50 pontos indicam expansão da atividade econômica.
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (3) pela S&P Global, apontam para uma melhora na demanda por serviços, com crescimento de novos negócios e aumento na criação de empregos no setor.
"No entanto, com alguns participantes da pesquisa atribuindo esse avanço à COP30, será interessante observar nos dados do PMI de dezembro se o aumento nas vendas será mantido", avaliou Pollyana de Lima, diretora associada de Economia da S&P Global, em nota.
Pollyana também destacou um movimento de fortalecimento da confiança empresarial e elevação do emprego, mas alertou que o contexto das eleições presidenciais de 2026 pode trazer desafios adicionais e elevar o grau de incerteza no mercado.
PMI Composto
O PMI Composto, que mede a atividade conjunta dos setores de serviços e indústria, subiu de 48,2 pontos em outubro para 49,6 pontos em novembro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados