Geral
Airbus reduz meta de entregas da família A320, mas mantém projeção financeira para 2025
Empresa ajusta previsão de entregas após problema em fornecedor, mas reafirma metas de lucro e fluxo de caixa para o próximo ano.
A Airbus anunciou a revisão da meta de entregas de jatos comerciais para 2025 após um recente problema de qualidade em painéis de fuselagem fornecidos para a família A320. Com isso, a companhia agora projeta cerca de 790 entregas no ano, número inferior à meta anterior de aproximadamente 820 aeronaves.
Apesar do ajuste, a fabricante reafirmou sua projeção financeira divulgada nos resultados dos nove meses de 2025, prevendo um EBIT Ajustado de cerca de 7 bilhões de euros e fluxo de caixa livre antes de financiamento a clientes de cerca de 4,5 bilhões de euros. Até outubro, a Airbus já havia despachado 585 aviões e promete divulgar os dados de novembro na próxima sexta-feira, 5 de dezembro.
De acordo com analistas consultados pela imprensa internacional, a revisão era esperada após a detecção do defeito nos painéis metálicos instalados em centenas de aeronaves da família A320 — problema que, segundo a empresa, já foi corrigido pelo fornecedor. O ajuste ocorre em meio a outros desafios recentes, como a necessidade de atualização urgente de software para milhares de jatos da mesma linha, após uma falha causada por radiação solar.
Após quedas recentes, as ações da Airbus registravam alta de 3,5% na Bolsa de Paris por volta das 9h28 (horário de Brasília), impulsionadas pela manutenção das previsões financeiras.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados