Geral
Israel anuncia reabertura da fronteira entre Gaza e Egito
Passagem de Rafah será reaberta em coordenação com Egito e União Europeia; palestinos poderão sair nos próximos dias
Israel anunciou nesta quarta-feira, 3, a reabertura da passagem de Rafah, fronteira entre Gaza e Egito, permitindo que palestinos deixem a região nos próximos dias. A medida faz parte do plano de paz elaborado pelos Estados Unidos e será realizada em coordenação com o Egito e a União Europeia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 16,5 mil pessoas doentes e feridas precisam sair de Gaza para receber tratamento médico adequado.
Inicialmente, a passagem seria liberada em 14 de outubro, logo após o início do cessar-fogo, mas o processo foi adiado. O exército israelense assumiu o controle do lado palestino da fronteira em maio de 2024, alegando que o local era utilizado para fins terroristas e tráfico de armas.
Em janeiro, Israel já havia aberto rapidamente a passagem, permitindo a saída de pessoas autorizadas e a entrada de caminhões com ajuda humanitária no território palestino.
No comunicado mais recente, Israel informou ainda que os restos mortais devolvidos pelo Hamas não pertencem aos dois reféns que ainda permanecem em Gaza, o que pode ser interpretado como ameaça à continuidade do cessar-fogo.
O Hamas, por sua vez, alega dificuldade em localizar os corpos entre os escombros da Faixa de Gaza, devastada pela guerra, e afirma que novas buscas estão sendo realizadas nesta quarta-feira. A primeira fase do plano prevê o retorno dos dois reféns restantes. (Com agências internacionais)
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados