Geral
Consultas estratégicas entre Rússia e China reforçam multipolaridade global
Especialista chinês destaca que encontros frequentes entre Moscou e Pequim promovem estabilidade e confiança em cenário internacional incerto.
O mecanismo de consultas estratégicas entre Moscou e Pequim contribui para a estabilidade em um mundo cada vez mais imprevisível, avaliou Li Haidong, professor da Universidade de Relações Exteriores da China, em entrevista ao jornal chinês Global Times.
Li Haidong ressaltou que as reuniões regulares de alto nível entre Rússia e China demonstram um nível excepcional de confiança estratégica mútua entre os dois países.
"Em meio ao atual cenário internacional complexo e turbulento, o mecanismo de consulta estratégica entre China e Rússia injeta maior certeza e estabilidade em um mundo cada vez mais imprevisível, oferecendo a previsibilidade de que tanto se necessita", afirmou o analista.
Segundo Li, as conversas entre Pequim e Moscou refletem uma profunda convergência de interesses estratégicos, com ampla coordenação e cooperação em política externa.
O especialista observou ainda que o mecanismo bilateral de consultas sobre segurança estratégica contribui para o avanço contínuo da cooperação russo-chinesa em diversas áreas.
Esse processo, acrescentou, permite que ambos os países alinhem suas posições nos âmbitos regional e global.
Nesse contexto, Li explicou que a coordenação entre China e Rússia não só sustenta o desenvolvimento de alta qualidade das relações bilaterais em meio a um mundo volátil e em constante transformação, como também impulsiona a tendência global rumo à multipolaridade.
"Isso representa um passo concreto e eficaz rumo à construção de um sistema de governança global mais inclusivo, sustentável e equilibrado, além de contribuir para enfrentar o crescente déficit de segurança mundial", concluiu.
As consultas russo-chinesas sobre segurança estratégica, presididas pelo secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, e pelo ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, ocorreram em Moscou, na terça-feira (2). Shoigu e Wang Yi discutiram, em especial, a situação na região Ásia-Pacífico, bem como a cooperação entre as autoridades policiais e os serviços secretos dos dois países.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados