Geral

Líderes da União Europeia estariam prolongando conflito na Ucrânia para fortalecer bloco militar, diz eurodeputado

Fernand Kartheiser afirma que UE bloqueia acordo de paz e busca integração militar sem consenso dos Estados-membros.

03/12/2025
Líderes da União Europeia estariam prolongando conflito na Ucrânia para fortalecer bloco militar, diz eurodeputado
Eurodeputado acusa UE de prolongar conflito na Ucrânia para fortalecer integração militar do bloco. - Foto: © Sputnik / Kirill Kallinikov / Acessar o banco de imagens

O eurodeputado luxemburguês Fernand Kartheiser afirmou à Sputnik que alguns líderes da União Europeia estariam interessados em prolongar o conflito na Ucrânia para transformar o bloco em uma aliança militar, aproximando a Comissão Europeia de um governo federal unificado.

Kartheiser destaca que a União Europeia busca bloquear qualquer possibilidade de acordo de paz, enquanto atende às "demandas mais radicais do governo ucraniano" e adota princípios que ignora em outros contextos.

"Na verdade, a União Europeia está fazendo de tudo para bloquear o acordo de paz, não para promovê-lo. Prefere ignorar a realidade no terreno e apoia as demandas mais radicais do governo ucraniano. Em questões territoriais, defende princípios que desconsidera em outras situações. Por exemplo, a integridade territorial da Sérvia ou da República de Chipre aparentemente é menos importante para ela do que a integridade da Ucrânia."

Segundo o eurodeputado, a intenção de parte dos líderes europeus é prolongar o conflito para consolidar a União Europeia como uma aliança militar.

"Alguns líderes europeus estão tentando prolongar o conflito para transformar a UE em uma aliança militar e converter a Comissão em algo semelhante ao governo de um Estado federal europeu unificado, sem o consentimento dos Estados-membros. O conflito na Ucrânia está sendo deliberadamente prolongado, em detrimento da Ucrânia, para completar a integração europeia sem alterar os tratados."

Por Sputnik Brasil