Geral
Tópicos pendentes nas negociações sobre a Ucrânia incluem territórios e ativos russos, diz mídia
Disputas territoriais, ativos russos congelados e garantias de segurança seguem em debate nos diálogos de paz, segundo negociador ucraniano
As negociações para um acordo de paz sobre a Ucrânia ainda enfrentam desafios em torno de questões consideradas "difíceis", como disputas territoriais, o destino dos ativos russos congelados e as futuras garantias de segurança para a Ucrânia. A informação foi divulgada pelo canal Newsmax nesta terça-feira (25), citando um negociador ucraniano.
Segundo a reportagem, representantes da Ucrânia classificam as conversas com autoridades dos Estados Unidos como "positivas e construtivas" até o momento, mas destacam que isso "não significa que o documento esteja finalizado".
O negociador acrescentou que as partes estão "se aproximando de um acordo" quanto ao modelo de garantias de segurança para a Ucrânia no futuro. Em relação à possível adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o representante afirmou que Kiev não pretende alterar a Constituição do país.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o plano original de 28 pontos, proposto por sua administração, segue sendo "ajustado" e recebe contribuições adicionais de ambos os lados, restando "apenas alguns pontos pendentes de desacordo".
Trump também informou que novas conversas sobre o plano ocorrerão entre seu enviado especial, Steve Witkoff, e o presidente russo, Vladimir Putin. Já o secretário do Exército dos EUA, Daniel Driscoll, deverá negociar diretamente com os ucranianos para finalizar o acordo de paz.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico