Geral
Trump critica prefeito e governador e promete tornar Chicago segura em quatro semanas
Presidente dos EUA faz ataques pessoais a líderes de Chicago e Illinois durante cerimônia e afirma que pode resolver problemas de segurança rapidamente com uso da Guarda Nacional.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que pode tornar Chicago uma cidade segura em apenas quatro semanas, caso seja autorizado a enviar tropas da Guarda Nacional para a região. A declaração foi feita durante a tradicional cerimônia de perdão aos perus, evento que antecede o Dia de Ação de Graças no país.
Durante seu discurso, Trump voltou a criticar duramente as autoridades locais, chamando o prefeito de Chicago de ter um "QI baixo" e de ser "incompetente". O governador de Illinois também foi alvo dos ataques, sendo chamado pelo presidente de "gordo desleixado".
"Nós poderíamos transformar Chicago em uma cidade segura em um período de quatro semanas. Em oito, nove ou dez semanas, ela seria completamente segura. E as pessoas de Chicago querem que a gente vá até lá", declarou Trump.
As declarações ocorrem em meio a uma disputa judicial iniciada em outubro, que impediu o envio de cerca de 300 soldados da Guarda Nacional à cidade. O presidente vinha pressionando pelo reforço militar, mas a iniciativa foi barrada por decisão da Justiça.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico