Geral

Governo Federal inicia envio de alertas sobre distribuição gratuita de absorventes pela Farmácia Popular

Iniciativa beneficia inscritos no CadÚnico e estudantes de baixa renda; adolescentes entre 12 e 16 anos agora podem retirar itens sem presença de responsáveis

Redação com agências 25/11/2025
Governo Federal inicia envio de alertas sobre distribuição gratuita de absorventes pela Farmácia Popular
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

O governo Federal começou a enviar, a partir desta semana, avisos e alertas sobre o Programa Dignidade Menstrual. A iniciativa tem como objetivo ampliar o alcance da distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos, benefício que contempla cerca de 24 milhões de pessoas em todo o país.

Têm direito ao acesso gratuito pessoas com idade entre 10 e 49 anos que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuam renda mensal de até R$ 218. O programa também abrange estudantes de baixa renda da rede pública e pessoas em situação de rua.

Para retirar os absorventes, o beneficiário deve se dirigir a uma unidade credenciada ao programa Farmácia Popular. É necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF e a autorização para retirada. Este documento pode ser emitido digitalmente pelo aplicativo Meu SUS Digital ou solicitado presencialmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Novas Regras e Facilidades

Uma mudança importante no programa é a flexibilização para o público jovem: adolescentes entre 12 e 16 anos agora podem retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis legais, visando garantir a autonomia e o acesso à higiene menstrual.

Desde o mês passado, as UBS de todo o país também passaram a emitir a autorização impressa, oferecendo uma alternativa para quem tem dificuldade de acesso ao aplicativo.

O envio das mensagens reforça a campanha de conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a disponibilidade do insumo. Desde a implementação do programa, em 2024, já foram atendidas mais de 2,5 milhões de pessoas, com a distribuição de mais de 376 milhões de absorventes.