Geral
Prefeitura de Maceió participa da 2ª Marcha das Mulheres Negras em Brasília
Dez anos após o primeiro ato, mobilização nacional reivindica reparação histórica e direito ao bem viver
A Prefeitura de Maceió está presente na 2ª Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, realizada nesta terça-feira (25), em Brasília, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). O evento reúne representantes de todos os estados do país, que ocupam as ruas da capital federal para reivindicar dignidade, liberdade e melhores condições de vida para as mulheres negras.
Para Lucélia Silva, coordenadora de Igualdade Racial de Maceió, a participação no ato reafirma o compromisso do município com a reparação, a justiça racial e a formulação de políticas públicas capazes de enfrentar as desigualdades históricas que atingem as mulheres negras.
“Estar aqui também demonstra que o lugar da mulher negra é onde ela quiser. Seja nos espaços de poder, nos campos da política, ciência, cultura, gestão pública ou em qualquer outra esfera que nos foi negada por séculos”, destaca a coordenadora.
A primeira Marcha das Mulheres Negras foi organizada pelo Comitê Nacional em 18 de novembro de 2015, reunindo mais de 100 mil mulheres em Brasília contra o racismo estrutural e pelo direito ao Bem Viver.
Neste ano, a mobilização coloca em pauta direitos fundamentais como emprego, moradia e segurança para as mulheres negras. A expectativa é que, dez anos após a primeira edição, o ato reúna mais de 300 mil pessoas em 2024.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico