Geral
Governo instala consultórios móveis em cidade do Paraná atingida por tornado
Unidades do programa 'Agora Tem Especialistas' oferecem atendimento médico, psicológico e pequenas cirurgias em Rio Bonito do Iguaçu
Duas semanas após a devastação causada por um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, o governo federal iniciou nesta segunda-feira (24) atendimentos médicos em seis consultórios móveis instalados na cidade.
As unidades, parte do programa Agora Tem Especialistas, foram montadas em dois contêineres equipados para consultas médicas, apoio psicológico, além de desfibrilador, eletrocardiograma, computadores e insumos diversos.
Os moradores terão acesso a serviços de vacinação, distribuição de medicamentos e pequenas cirurgias, como remoção de verrugas e pintas para biópsia.
As estruturas têm capacidade para atender cerca de 50 pessoas por dia e funcionam todos os dias da semana, das 8h às 17h. Nos fins de semana, o atendimento prioriza casos de urgência e emergência.
Os consultórios permanecerão na região por três meses.
Ajuda
O governo federal também mobilizou profissionais e distribuiu kits emergenciais para cidades do Paraná atingidas pelo tornado. Mais de 35 especialistas da Força Nacional do SUS (FN-SUS) foram enviados aos municípios afetados.
De acordo com o governo, mais de 2 mil atendimentos voltados à saúde mental e apoio psicossocial já foram realizados pela FN-SUS, além de 498 atendimentos assistenciais e 141 atividades de bem-estar.
Foram entregues kits emergenciais de medicamentos e insumos estratégicos na Farmácia da 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava, e distribuídos nas unidades de saúde de Rio Bonito do Iguaçu. Os kits incluem 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico