Geral
Durigan afirma que país cumprirá meta fiscal em 2025 e projeta superávit em 2026
Secretário-executivo da Fazenda destaca avanço das contas públicas e prevê primeiro superávit primário em anos para o Brasil
Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, afirmou nesta segunda-feira, 24, durante encontro com banqueiros, que o governo federal tem papel decisivo na consolidação fiscal do país. Segundo Durigan, o Brasil alcançou os melhores resultados das contas públicas em uma década e, para 2025, a expectativa é de cumprimento da meta fiscal, com projeção de primeiro superávit primário em vários anos para 2026.
“Contra todo o ceticismo, cumprimos a meta de resultado primário em 2024 e vamos cumprir mais uma vez em 2025, não sem muito trabalho. Projetamos para 2026 o primeiro superávit em muitos anos que o Brasil não tem”, destacou o número 2 da Fazenda, em discurso durante almoço anual promovido pela Febraban, a federação dos bancos.
Apesar do cenário positivo, Durigan alertou para a necessidade de manter atenção constante à questão fiscal. Ele ressaltou que a economia brasileira vive um momento de recuperação, após anos de dificuldades.
Entre os avanços, Durigan citou o crescimento da atividade econômica em ritmo não visto desde a primeira década dos anos 2000, a retomada dos investimentos públicos em infraestrutura e a criação de quase 5 milhões de empregos formais desde 2023.
De acordo com o secretário, a política econômica do governo tem como base três compromissos fundamentais: responsabilidade fiscal, justiça social e sustentabilidade ecológica.
Durigan ainda destacou que o governo realizou o maior ajuste fiscal dos últimos 30 anos, combinando aumento de receitas e contenção de despesas. Entre 2023 e 2024, o ajuste fiscal foi de 1,7 ponto percentual do PIB segundo o Tesouro Nacional e, pelo critério do Banco Central, o ajuste chegou a 2,03 pontos percentuais do PIB.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico