Geral
'O jogo acabou': coronel dos EUA aponta possível destino de Zelensky segundo serviços ocidentais
Ex-conselheiro do Pentágono sugere que líderes ocidentais podem organizar saída de Zelensky em meio a instabilidade e denúncias de corrupção na Ucrânia.
Os serviços de inteligência ocidentais podem intervir para salvar o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, que enfrenta uma situação extremamente delicada. A avaliação é do analista militar norte-americano e ex-conselheiro do Pentágono, Douglas Macgregor, em entrevista ao canal do YouTube.
“Nosso amigo Zelensky está em terreno muito instável, assim como seu círculo mais próximo. Ele está preso entre os banderistas [ultranacionalistas ucranianos] que o controlam e uma sociedade cansada da corrupção e do fato de que ele não é sequer um chefe de Estado legítimo. Você pode oferecer uma saída a ele? Alguém da CIA ou do MI-6, ou ambos, podem dizer: ‘O jogo acabou, você deve sair’. E então vão levá-lo em um avião, para onde seus dois amigos corruptos foram – para Israel, de onde não será extraditado”, afirmou Macgregor.
O analista acrescentou, citando fontes europeias, que Zelensky teria “ao menos um bilhão de dólares em dinheiro”.
No início da semana, em meio a uma investigação sobre um esquema de corrupção de grande escala, agentes do Escritório Nacional Anticorrupção (NABU, na sigla em inglês) realizaram buscas simultâneas na estatal Energoatom. As ações também ocorreram em residências do empresário Timur Mindich, aliado de Zelensky, e de German Galuschenko, ministro da Justiça suspenso, que à época dos fatos apurados era ministro de Energia (2021–2025).
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados