Geral
Servidores do DMTT apresentam trabalhos sobre transporte público de Maceió em congresso nacional
Colaboradores levam estudos ao evento em São Paulo e destacam compromisso técnico e científico do órgão
Dois servidores representaram o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) no Arena ANTP 2025 – 24º Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em São Paulo.
Realizado bienalmente, o Arena ANTP é considerado o principal evento do setor no país, reunindo especialistas, gestores públicos, pesquisadores e profissionais para debater desafios e apresentar soluções inovadoras para o transporte público brasileiro. A edição deste ano abordou temas essenciais para o futuro do transporte coletivo, como sustentabilidade financeira e ambiental, transição energética, digitalização, equidade, diversidade e inclusão social.
O economista Cleydner Marques, do DMTT, apresentou o trabalho "A Lei da Mobilidade Urbana e seus efeitos tarifários: evidências a partir do INPC", pesquisa que analisa a acessibilidade econômica do transporte coletivo maceioense a partir da legislação vigente e a evolução das tarifas de ônibus no Brasil.
“Em um contexto de desafios operacionais e econômicos, esse mecanismo se mostrou decisivo para assegurar que a população continue tendo acesso a um serviço público de qualidade a preços compatíveis com a realidade social”, destacou o economista.
Já Alison Lima, agente de trânsito e assessor técnico do Sistema Municipal de Transportes Urbanos, além de mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentou o estudo "Vem aí o futuro da mobilidade: análise de uma propaganda no transporte de Maceió". Ele discorreu sobre a importância da priorização do transporte coletivo e as melhorias implementadas no sistema público da capital alagoana.
No artigo, Alison abordou a renovação da frota de ônibus, que agora conta com veículos climatizados, entradas USB para recarga de aparelhos eletrônicos, entre outras tecnologias. As políticas de tarifação zero, como o Passe Livre Estudantil, Vamu 60+ e Domingo é Livre, também foram destaque.
Para Alison, representar o Departamento em espaços de discussão sobre mobilidade urbana é fundamental. “Permite-nos ampliar a visão sobre o melhoramento das políticas públicas na área com o crescimento da tecnologia, em favor do transporte público urbano”, afirmou.
Ele acrescentou: “A união entre experiência prática e conhecimento acadêmico permite uma construção significativa do espaço urbano”.
Segundo o DMTT, a participação de seus servidores em eventos dessa magnitude reforça o compromisso institucional com a pesquisa aplicada, a qualificação técnica e o desenvolvimento de soluções que fortaleçam o transporte coletivo em Maceió.
“Por entender que a qualificação dos servidores contribui diretamente para a melhoria do serviço prestado à população, incentivamos a formação continuada dos nossos colaboradores. Seja por meio de cursos de atualização promovidos pelo próprio órgão ou pela realização de pós-graduações em diversas universidades, acreditamos que o conhecimento é uma ferramenta essencial para otimizar processos, fortalecer competências e elevar a qualidade do atendimento”, concluiu o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
