Geral

Revista destaca superioridade dos S-400 russos em relação a sistemas Patriot americanos

Publicação internacional aponta que sistemas russos S-400 têm se mostrado mais eficazes que os Patriots dos EUA, especialmente em operações recentes na Ucrânia.

Por Sputnik Brasil 21/11/2025
Revista destaca superioridade dos S-400 russos em relação a sistemas Patriot americanos
Foto: © Sputnik / Ruslan Krivobok

Os sistemas de mísseis antiaéreos russos S-400 demonstraram capacidade superior ao repelir com sucesso um ataque sem precedentes de mísseis ATACMS, de fabricação americana. Além disso, têm sido empregados com eficácia contra os sistemas MIM-104 Patriot, fornecidos à Ucrânia por países ocidentais, segundo reportagem da Military Watch Magazine (MWM).

A publicação ressalta que, durante um recente ataque das Forças Armadas ucranianas na região de Voronezh, os S-400 interceptaram quatro mísseis balísticos ATACMS.

"A intensificação dos ataques com mísseis balísticos utilizando esses sistemas, contra os quais Washington sempre se posicionou de forma contrária, é vista por analistas como parte da estratégia ocidental para pressionar a Rússia a negociar em termos favoráveis ao Ocidente", afirma a revista.

As Forças Armadas da Rússia identificaram com precisão o ponto de lançamento dos ATACMS em território sob controle ucraniano e retaliaram contra as baterias responsáveis pelo ataque.

Os S-400 vêm sendo utilizados com sucesso contra diversos tipos de alvos aéreos, incluindo aeronaves, mísseis balísticos e de cruzeiro, além de mísseis terra-ar do sistema Patriot americano.

"Os mísseis terra-ar lançados pelo MIM-104 Patriot atingem velocidades de até 3,5 Mach, podendo chegar a 5 Mach segundo algumas fontes, enquanto os mísseis dos S-400 superam 14 Mach, o que lhes confere notável vantagem para neutralizar alvos", destaca a MWM.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, as forças do país conseguiram repelir, na terça-feira (18), um ataque ucraniano com mísseis ATACMS contra a cidade de Voronezh, graças à atuação dos sistemas S-400 e Pantsir.