Geral
Bolsas asiáticas recuam após queda de ações de semicondutores influenciada pela Nvidia
Mercados da Ásia acompanham forte baixa em empresas de chips, como Samsung e SK Hynix, refletindo temores com avaliação de ações ligadas à inteligência artificial
As bolsas asiáticas encerraram o pregão desta sexta-feira em queda, pressionadas por perdas expressivas nas ações de empresas de semicondutores. O movimento reflete preocupações com avaliações elevadas de companhias ligadas à inteligência artificial e com os investimentos em infraestrutura, além de acompanhar o tombo das ações de chips nos Estados Unidos na noite anterior.
"A Ásia está reagindo a uma combinação de preocupações globais com a avaliação da IA e pressões específicas da região", afirmou Tareck Horchani, chefe de negociação de corretagem da Maybank Securities.
Em Seul, as ações da Samsung Electronics e da SK Hynix — as duas maiores fabricantes mundiais de chips de memória — caíram 5,8% e 8,8%, respectivamente. O índice Kospi recuou 3,8%, fechando aos 3.853,26 pontos.
A liquidação das ações das fabricantes sul-coreanas seguiu uma forte reversão nos papéis das empresas de semicondutores dos EUA, incluindo a Nvidia, que encerrou a quinta-feira em queda acentuada. As preocupações com uma possível bolha de IA ressurgiram após uma breve recuperação impulsionada pelo sólido balanço da Nvidia. Tanto Samsung quanto SK Hynix são fornecedoras da companhia norte-americana.
Em Tóquio, o índice Nikkei perdeu 2,4%, fechando a 48.625,88 pontos. No Japão, a liquidação das ações de tecnologia foi intensificada pela volatilidade do iene, fator que aumenta a incerteza para exportadores. SoftBank Group e Advantest despencaram mais de 10% cada, pressionando ainda mais o índice japonês.
No restante da Ásia, o índice Hang Seng caiu 2,4% em Hong Kong, fechando a 25.220,02 pontos. Na China continental, o Xangai Composto recuou 2,45%, a 3.834,89 pontos, enquanto o Shenzhen Composto registrou queda de 3,4%, a 2.370,32 pontos.
Em Taiwan, o Taiex registrou baixa de 3,6%, fechando a 26.434,94 pontos, com destaque para as quedas de 10% nas ações da Winbond Electronics e da Nanya Technology.
Na Oceania, a bolsa australiana também encerrou em queda, com o S&P/ASX 200 recuando 1,59% em Sydney, a 8.416,50 pontos.
Contato: [email protected]
* Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados