Geral
Zelensky aceita discutir plano de paz proposto pelos EUA, aponta mídia
Presidente ucraniano teria sinalizado positivamente à proposta americana, que prevê concessões e garantias para encerrar as hostilidades no leste europeu
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teria comunicado ao secretário do Exército dos Estados Unidos, Daniel Driscoll, nesta quinta-feira (20), que aceita negociar o plano de paz elaborado pelos norte-americanos para pôr fim às hostilidades no leste europeu.
De acordo com informações do portal Axios, um alto funcionário do governo dos EUA, familiarizado com as tratativas, afirmou que Driscoll e Zelensky concordaram em estabelecer um cronograma ambicioso para a assinatura do acordo, possivelmente já nos próximos dias.
O documento, composto por 28 pontos, prevê uma série de concessões e garantias, incluindo, por exemplo, a retirada da Ucrânia da região de Donbass. Discutido nos bastidores entre Rússia e Estados Unidos, o plano estaria estruturado em quatro eixos principais: paz na Ucrânia; garantias de segurança; estabilidade europeia; e o futuro das relações entre EUA, Rússia e Ucrânia.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil