Geral

Zona Azul é reaberta após incêndio e sessões plenárias da COP30 devem terminar nesta sexta-feira

Área afetada pelo incêndio segue isolada até o fim do evento; negociações foram interrompidas e o encerramento pode ser adiado

Sputinik Brasil 20/11/2025
Zona Azul é reaberta após incêndio e sessões plenárias da COP30 devem terminar nesta sexta-feira
Foto: © flickr.com / Ricardo Stuckert

A Zona Azul, área atingida por um incêndio durante a Cúpula de Líderes da COP30, foi reaberta nesta quinta-feira (20), em Belém (PA), conforme informaram os organizadores do evento.

Após inspeção realizada pelo Corpo de Bombeiros, as autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência. A área diretamente afetada pelo incidente permanecerá isolada até a conclusão da COP30.

De acordo com nota oficial, "as sessões plenárias de amanhã serão abertas às Partes e transmitidas online". O comunicado acrescenta: "Temos um trabalho substancial pela frente, e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP".

As atividades do evento foram suspensas após o incêndio, o que deve adiar o encerramento da COP30, inicialmente previsto para esta sexta-feira (21). O retorno das atividades depende da conclusão da avaliação e da plena garantia de segurança no local.

O incêndio ocorreu na tarde desta quinta-feira, no local onde acontecem as negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Segundo o governo do Pará, o fogo foi controlado em seis minutos, com o uso de 244 extintores e mangueiras, operados por 56 bombeiros. A principal hipótese investigada é de que um curto-circuito em um aparelho de micro-ondas tenha causado o incidente.