Geral
'Estou feliz', diz Lula sobre decisão de Trump de reduzir tarifas de produtos do Brasil
Presidente comemora anúncio dos EUA de corte nas tarifas de café, carne e frutas brasileiras; medida é vista como avanço nas relações comerciais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta quinta-feira, 20, a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de reduzir em 40% as tarifas sobre produtos brasileiros como café, carne e frutas.
As declarações foram feitas durante a abertura oficial do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Ricardo Lewandowski (Justiça).
"Hoje estou feliz, pois o presidente Trump já começou a reduzir algumas taxações que eles tinham feito em alguns produtos brasileiros. E essas coisas vão acontecer na medida em que a gente consiga galgar respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita. Ninguém", afirmou Lula.
Antes, o presidente comentou: "Quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer supertaxação no mundo inteiro, todo mundo entra em crise, todo mundo fica nervoso. E eu não costumo tomar decisão quando estou com 39ºC de febre", disse Lula, em tom bem-humorado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico