Geral

Bolsas de Nova York fecham em queda após reavaliação do payroll e efeito Nvidia

Mercado norte-americano reverte ganhos após análise mista do relatório de empregos dos EUA e desempenho da Nvidia; Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registram perdas expressivas.

20/11/2025
Bolsas de Nova York fecham em queda após reavaliação do payroll e efeito Nvidia
- Foto: Reprodução

As bolsas de Nova York encerraram o pregão desta quinta-feira, 20, em queda, revertendo os ganhos firmes observados na abertura. O movimento ocorreu à medida que investidores reavaliaram o relatório payroll de empregos nos Estados Unidos e a euforia em torno do balanço da Nvidia.

O índice Dow Jones registrou baixa de 0,84%, fechando a 45.752,26 pontos. O S&P 500 caiu 1,56%, para 6.538,76 pontos, enquanto o Nasdaq recuou 2,15%, encerrando a 22.078,05 pontos.

A criação de 119 mil vagas de trabalho em setembro nos EUA superou com folga as expectativas dos analistas, inicialmente reduzindo as preocupações sobre uma possível deterioração do mercado de trabalho americano e gerando reação positiva no início das negociações.

No entanto, o sentimento mudou ao longo da tarde, à medida que investidores analisavam outros dados do payroll. Em especial, chamou atenção a elevação da taxa de desemprego e a revisão para baixo dos números de agosto.

"O payroll de setembro veio misto", avaliou o Bank of America. "Um crescimento do emprego mais forte do que o esperado, renda estável e maior participação foram acompanhados por uma taxa de desemprego mais alta e revisões negativas dos meses anteriores", acrescentou o banco.

A piora no clima de negócios arrefeceu até mesmo o otimismo gerado pelo balanço da Nvidia, que havia reduzido temores de uma bolha no segmento de inteligência artificial. As ações da fabricante de chips fecharam em baixa de 2,97%.

Entre os destaques positivos, a Exact Sciences saltou 16,81%, após a Abbott Laboratories anunciar acordo para adquirir a empresa em uma transação avaliada em US$ 21 bilhões. O Walmart também se destacou, com alta de 6,51%, após divulgar resultados acima das expectativas em lucro e receita.