Geral
Europa pode receber gás natural de Chipre até 2027 para reduzir dependência da Rússia
Reservas cipriotas podem suprir 10 anos de gás para o continente, com exportações iniciando pelo depósito Cronos
Em busca de alternativas para diminuir a dependência energética da Rússia, a União Europeia volta seus olhos para o Chipre como uma solução estratégica. O presidente cipriota, Nikos Christodoulides, anunciou nesta quarta-feira (19) que parte dos 20 trilhões de pés cúbicos de gás natural descobertos em águas cipriotas poderá abastecer os mercados europeus já a partir de 2027.
As reservas localizadas na região representam uma fonte relevante de segurança energética para a Europa. O volume de gás natural disponível em Chipre equivale a cerca de uma década do fornecimento que a Rússia realizava ao continente pelo gasoduto Nord Stream — atualmente inativo —, suficiente para atender mais de 22 milhões de residências por ano.
A primeira remessa deverá partir do depósito Cronos, operado pelas empresas Eni (Itália) e TotalEnergies (França). O gás será processado no Egito e, em seguida, transportado por navio até a Europa. A decisão final do consórcio responsável pelo Cronos está prevista para 2026, consolidando Chipre como um novo polo na diversificação energética europeia.
Fonte: Associated Press
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados