Geral
Helder Barbalho entrega carta a Lula por reconhecimento dos Estados na agenda climática
Documento assinado pelos 27 governadores do Brasil pede participação efetiva dos entes subnacionais nos resultados da COP30. Expectativa é de que o texto final da conferência contemple as demandas dos Estados.
O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou nesta quarta-feira (19) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinada pelos 27 governadores do Brasil, solicitando o reconhecimento da participação efetiva dos Estados e do envolvimento dos entes subnacionais nos resultados das negociações multilaterais da COP30. O grupo defende que esse reconhecimento seja materializado nos textos finais da Conferência do Clima, que acontece em Belém.
Durante o encontro, Helder Barbalho destacou as responsabilidades dos Estados e dos governos locais na implementação de agendas de resiliência, adaptação e outras soluções sustentáveis, essenciais para que o Brasil cumpra suas metas climáticas. Lula, que está em Belém desde as 10h50, reuniu-se com representantes do setor produtivo e de entes subnacionais para debater o tema.
Também participaram da reunião a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro das Cidades, Jader Filho; o presidente da COP30, embaixador André Aranha Corrêa do Lago; além do próprio governador Helder Barbalho.
Após o encontro, Helder informou que o embaixador Corrêa do Lago sinalizou avanços para os ajustes finais nos textos da negociação. "Há uma expectativa muito otimista de que até sexta-feira, 21, no final do dia, possamos ter um encerramento oficial do evento com resultados efetivos na redação final do documento", afirmou o governador.
O chefe do Executivo paraense ressaltou ainda que o presidente Lula seguirá "dialogando para conseguir novos anúncios de parcerias de financiamento", em referência ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Helder antecipou que a Alemanha poderá anunciar o valor de sua contribuição antes do encerramento da COP30, previsto para 21 de novembro.
"Ele (Lula) sinalizou que, até o final da COP, devem ser feitos novos anúncios, que estão em fase de concretização, inclusive com a Alemanha. Outro ponto é que ele irá à África, onde deve continuar esse trabalho para atrair mais investimentos e adesões à agenda que o Brasil está propondo", acrescentou Helder Barbalho.
Sobre as negociações em andamento na COP30, há expectativa de uma nova reunião entre os delegados a partir das 19h desta quarta-feira (19), para avançar nas discussões. O principal tema do momento é a elaboração de um "mapa do caminho" para a redução gradual do uso de combustíveis fósseis.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados