Geral

Trump reafirma investimento saudita, defende tarifas e critica Powell

Em fórum de investimentos, presidente dos EUA agradece ao príncipe Mohammed bin Salman, destaca laços bilionários e sugere desinformação do presidente do Fed

19/11/2025
Trump reafirma investimento saudita, defende tarifas e critica Powell
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: © Sputnik / Stringer / Acessar o banco de imagens

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, por manter os laços próximos entre os dois países e reafirmou o compromisso de aumentar o investimento saudita em Washington para US$ 1 trilhão. O pronunciamento foi feito nesta quarta-feira, durante o Fórum de Investimentos EUA-Arábia Saudita.

Na ocasião, Trump destacou a nomeação da Arábia Saudita como principal aliada dos EUA fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), classificando a decisão como “um sinal de confiança”. Segundo ele, a relação bilateral se fortaleceu após a remoção da “nuvem” representada pelo Irã: “Era horrível e os sauditas tiveram que conviver com isso por muito tempo”, afirmou.

O republicano também afirmou que, desde que assumiu a presidência pela segunda vez, os Estados Unidos vivem “o melhor período que qualquer presidente já teve” e defendeu a continuidade desse cenário. Para Trump, as tarifas comerciais são “a melhor coisa que já aconteceu com os EUA” e, graças à política adotada, as demais nações “voltaram a respeitar os norte-americanos”.

Sobre o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, Trump sugeriu que o presidente da instituição, Jerome Powell, estaria “mentindo” e declarou sua intenção de indicar o secretário do Tesouro, Scott Bessent, para o comando do Fed. “Bessent quer continuar no Tesouro, mas o trabalho no Fed é o mais fácil possível. No caso do ‘cara’ Powell, ele dá informações erradas porque não tem a mínima ideia de nada”, criticou.