Geral

Senador republicano afirma que Congresso dos EUA avança com sanções bipartidárias à Rússia

Projeto de lei prevê mais ferramentas para Trump pressionar Moscou e países aliados, incluindo sanções e tarifas sobre quem compra petróleo russo.

17/11/2025
Senador republicano afirma que Congresso dos EUA avança com sanções bipartidárias à Rússia
- Foto: Reprodução

O senador republicano Lindsey Graham declarou nesta segunda-feira, 17, que o Congresso dos Estados Unidos está avançando com um projeto de lei de sanções contra a Rússia, com forte apoio bipartidário. A proposta, segundo ele, dará ao presidente americano, Donald Trump, mais instrumentos para buscar o fim da guerra na Ucrânia.

"A legislação permitirá que Trump imponha sanções e tarifas secundárias — a seu critério — sobre países que continuam comprando petróleo e gás russo a baixo custo, sustentando a máquina de guerra de Vladimir Putin", escreveu Graham na rede X.

De acordo com o senador, a medida busca ampliar a flexibilidade e o poder do presidente para pressionar o Kremlin a negociar a paz, atingindo tanto a Rússia quanto países aliados, como o Irã.

"O projeto de lei de sanções dará continuidade ao movimento para encerrar esta guerra de forma honrosa, justa e definitiva", acrescentou Graham.