Geral
Alckmin reforça confiança em assinatura do acordo Mercosul-União Europeia
Vice-presidente destaca avanços nas negociações e protagonismo brasileiro em energias renováveis durante a COP30
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reiterou nesta segunda-feira (17) sua confiança na assinatura, em breve, do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo Alckmin, o entendimento entre os blocos está próximo de ser formalizado, aguardando apenas a conclusão dos debates no Conselho Europeu.
Em entrevista coletiva durante o sétimo dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Alckmin abordou temas como o papel do Brasil no desenvolvimento de fontes renováveis de energia. “Vamos ser os grandes protagonistas do SAF, o Combustível Sustentável de Aviação”, afirmou o vice-presidente.
Sobre a transição para o fim da dependência de combustíveis fósseis, o embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, destacou que o presidente Lula propôs um “mapa do caminho” para essa transição durante a Cúpula de Líderes, que antecedeu a COP30. Lyrio ressaltou ainda que a COP já está marcada pela diretriz do presidente sobre transição energética, com decisões importantes tomadas na COP28, realizada em Dubai.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados