Geral
Alckmin demonstra otimismo sobre negociações para redução de tarifas dos EUA
Vice-presidente afirma que governo brasileiro trabalha para corrigir distorções e ampliar acesso de exportações nacionais ao mercado norte-americano
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reafirmou nesta segunda-feira (17) sua confiança nas negociações com os Estados Unidos para a redução ou retirada das tarifas de 40% que incidem sobre parte dos produtos exportados pelo Brasil. Durante coletiva de imprensa realizada em Belém (PA), Alckmin destacou a necessidade de "corrigir distorções" e lembrou que os EUA mantêm superávit comercial em relação ao Brasil.
Na semana passada, o governo norte-americano anunciou redução de tarifas para a carne bovina de alta qualidade, café, castanhas-do-pará, caju, coco, laranja, tomate, banana e outras frutas brasileiras. No entanto, conforme antecipado pelo Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo dos EUA confirmou ao Brasil que, apesar do alívio tarifário em alguns produtos agrícolas, a tarifa adicional de 40% sobre outros itens brasileiros permanece vigente. "Estamos trabalhando para reduzir ainda mais as tarifas dos EUA", declarou Alckmin.
Sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Alckmin informou que 118 países já apresentaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), e que as informações estão sendo atualizadas diariamente após atrasos nas submissões. O vice-presidente classificou a conferência, realizada em Belém, como "um sucesso".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados