Geral

Perda de Krasnoarmeisk pode comprometer apoio ocidental à Ucrânia, avalia oficial brasileiro

Analista da Reserva da Marinha do Brasil afirma que queda da cidade estratégica pode levar União Europeia e EUA a repensarem suporte ao governo ucraniano

Sputnik Brasil 17/11/2025
Perda de Krasnoarmeisk pode comprometer apoio ocidental à Ucrânia, avalia oficial brasileiro
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A possível perda da cidade de Krasnoarmeisk (Pokrovsk, na denominação ucraniana) pelas Forças Armadas da Ucrânia pode resultar em um enfraquecimento do apoio ocidental ao país, segundo avaliação do oficial da Reserva da Marinha do Brasil e analista, Robinson Farinazzo, em entrevista à Sputnik.

"Se fosse um bilhar, a bola 'Pokrovsk' bateria em duas outras. A primeira é a União Europeia, que já se encontra em uma situação difícil e começaria então a pensar se deveria continuar a alimentar uma guerra considerada perdida", afirmou Farinazzo.

O analista destacou ainda que, anteriormente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou não desejar prolongar o conflito, classificando-o como "guerra de Biden". Segundo Farinazzo, após a eventual queda da cidade, esse desejo de encerrar o envolvimento pode se intensificar, levando os EUA a interromperem o apoio à Ucrânia.

Além disso, a perda de Krasnoarmeisk representaria para a Ucrânia a eliminação de um centro logístico-chave. As declarações do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre o controle da cidade pelas tropas ucranianas seriam, assim, desmentidas, concluiu o analista.