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Renan Filho defende fundamentação para garantir investimento em infraestrutura

Ministro dos Transportes destaca necessidade de bases sólidas para assegurar recursos contínuos em obras e critica modelo atual de concessões federais

16/11/2025
Renan Filho defende fundamentação para garantir investimento em infraestrutura
Ministro Renan Filho - Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Durante participação no programa Canal Livre, da Band, neste domingo (16), o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância de uma fundamentação sólida para garantir investimentos constantes na infraestrutura do Brasil. O ministro apresentou dados que mostram investimentos mais robustos no Uruguai do que no Brasil antes do início do governo Lula.

"O que aconteceu com o Brasil? O Brasil se transformou em um dos países que menos investe os seus próprios recursos no mundo", afirmou Renan Filho. "A gente tem que ter uma fundamentação que garanta o investimento."

O ministro também criticou o modelo atual de concessões federais, apontando que a União leiloa ativos rodoviários a preços mais baixos do que estados como São Paulo e Minas Gerais. "O Estado de São Paulo e de Minas Gerais, que fazem concessão também, leiloam mais caro do que a União. Então eu acho que essa comparação é importante para o cidadão", argumentou. "No nosso modelo, por exemplo, o vencedor não paga a outorga, a outorga vira tarifa. Aqui em São Paulo, entre aspas, a outorga é uma venda na rodovia", comparou.

Em relação às ferrovias, Renan Filho comentou sobre o projeto da Ferrogrão, atualmente travado no Supremo Tribunal Federal (STF), mas que pode receber autorização para avançar entre o final deste ano e o início do próximo. "O caso está no Supremo há um tempo, mas agora teve dois votos favoráveis ao andamento do projeto e a gente espera que isso avance porque todos os projetos de infraestrutura, fazendo uma ressalva que cada um tem seu tempo próprio, eles precisam avançar", disse.

O ministro ressaltou ainda que o momento é de grande importância para a logística nacional, já que "diferentemente do passado, o Brasil Central tem carga, muita e pesada, que precisa ser escoada".

Renan Filho enfatizou que atualmente o Brasil exporta pelas ferrovias cerca de 18% do que produz, e a meta é elevar esse percentual para 35% entre 2035 e 2040.