Geral
Renan Filho defende fundamentação para garantir investimento em infraestrutura
Ministro dos Transportes destaca necessidade de bases sólidas para assegurar recursos contínuos em obras e critica modelo atual de concessões federais
Durante participação no programa Canal Livre, da Band, neste domingo (16), o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância de uma fundamentação sólida para garantir investimentos constantes na infraestrutura do Brasil. O ministro apresentou dados que mostram investimentos mais robustos no Uruguai do que no Brasil antes do início do governo Lula.
"O que aconteceu com o Brasil? O Brasil se transformou em um dos países que menos investe os seus próprios recursos no mundo", afirmou Renan Filho. "A gente tem que ter uma fundamentação que garanta o investimento."
O ministro também criticou o modelo atual de concessões federais, apontando que a União leiloa ativos rodoviários a preços mais baixos do que estados como São Paulo e Minas Gerais. "O Estado de São Paulo e de Minas Gerais, que fazem concessão também, leiloam mais caro do que a União. Então eu acho que essa comparação é importante para o cidadão", argumentou. "No nosso modelo, por exemplo, o vencedor não paga a outorga, a outorga vira tarifa. Aqui em São Paulo, entre aspas, a outorga é uma venda na rodovia", comparou.
Em relação às ferrovias, Renan Filho comentou sobre o projeto da Ferrogrão, atualmente travado no Supremo Tribunal Federal (STF), mas que pode receber autorização para avançar entre o final deste ano e o início do próximo. "O caso está no Supremo há um tempo, mas agora teve dois votos favoráveis ao andamento do projeto e a gente espera que isso avance porque todos os projetos de infraestrutura, fazendo uma ressalva que cada um tem seu tempo próprio, eles precisam avançar", disse.
O ministro ressaltou ainda que o momento é de grande importância para a logística nacional, já que "diferentemente do passado, o Brasil Central tem carga, muita e pesada, que precisa ser escoada".
Renan Filho enfatizou que atualmente o Brasil exporta pelas ferrovias cerca de 18% do que produz, e a meta é elevar esse percentual para 35% entre 2035 e 2040.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados