Geral
Autoridade iraniana acusa AIEA de repassar informações nucleares a Israel
Vice-presidente do Irã sugere que ataque israelense foi possível devido a dados exclusivos da Agência Internacional de Energia Atômica
O vice-presidente do Irã e presidente da Organização de Energia Atômica do país, Mohammad Eslami, acusou neste domingo (16) a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de ter alertado Israel sobre instalações nucleares iranianas.
Segundo Eslami, o primeiro local nuclear iraniano atacado por Israel foi uma fábrica em Teerã responsável pela produção de combustível para um reator de pesquisa nuclear, informação que, conforme ele, era de conhecimento exclusivo da AIEA.
"O primeiro local atacado por Israel foi a fábrica que produzia combustível para o reator de Teerã. [...] A Agência Internacional de Energia Atômica tinha informações sobre isso. Tínhamos uma sala para testes naquele prédio, equipada com a ajuda da AIEA, e foi exatamente essa sala que foi atacada. Como um ataque tão preciso poderia ter sido realizado, a não ser por meio do uso indevido de informações da AIEA?", questionou Eslami.
O dirigente iraniano ressaltou ainda que o reator de pesquisa nuclear, para o qual o combustível era produzido, tem fins pacíficos, como a fabricação de medicamentos radioativos destinados a hospitais.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados