Geral
AIE prevê superávit crescente de petróleo com avanço dos estoques globais
Agência Internacional de Energia aponta desequilíbrio no mercado e projeta que oferta deve superar a demanda em até 4 milhões de barris por dia em 2025.
Os mercados de petróleo apresentam um cenário de desequilíbrio crescente, impulsionado pela alta contínua dos estoques globais e por um excedente ainda maior previsto para este ano, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira, 13, pela Agência Internacional de Energia (AIE).
De acordo com a agência, a projeção para o aumento da demanda global de petróleo em 2025 foi revisada para cima, passando de 710 mil para 788 mil barris por dia (bpd). Para o próximo ano, a previsão também subiu, de 699 mil para 770 mil bpd.
No entanto, a AIE também elevou suas estimativas para o crescimento da oferta, que agora deve alcançar 3,1 milhões de bpd neste ano e 2,5 milhões de bpd em 2025, ante projeções anteriores de 3 milhões e 2,4 milhões de bpd, respectivamente.
"O equilíbrio do mercado global de petróleo está se tornando cada vez mais desigual, à medida que a oferta mundial avança enquanto o crescimento da demanda permanece modesto em relação aos padrões históricos", destacou a agência.
A AIE também ressaltou que os riscos para as projeções permanecem elevados, devido à incerteza quanto às repercussões econômicas da recente turbulência tarifária, ao shutdown do governo dos Estados Unidos e aos impactos das novas sanções contra a Rússia, que ainda precisam ser totalmente avaliados.
As previsões mais recentes da agência sugerem que a oferta pode superar a demanda em 2,4 milhões de bpd em 2024 e em 4 milhões de bpd em 2025.
Fonte: Dow Jones Newswires. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados