Geral
Cerca de 500 mil palestinos já voltaram para Cidade de Gaza
Porém muitos descobriram que não há mais lar para onde retornar
Cerca de 500 mil palestinos já voltaram para a Cidade de Gaza, principal centro urbano da Faixa de Gaza, após a trégua entre Israel e Hamas e a retirada das tropas do país judeu para a chamada "linha amarela" traçada pelo plano de paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A estimativa é da Defesa Civil do enclave, administrada pelo grupo fundamentalista islâmico, lamentando-se do fato de que não há tendas ou casas suficientes para acolher os desabrigados
Nas últimas semanas, cerca de 900 mil pessoas foram forçadas a fugir da Cidade de Gaza devido a uma ofensiva israelense por terra, mas o acordo de cessar-fogo prevê que as tropas do país judeu permaneçam entre 1,5 e 5 quilômetros de distância das fronteiras do enclave, perímetro que não engloba o município.
Porém muitos palestinos estão descobrindo que não há mais um lar para onde retornar na Cidade de Gaza.
"Não sobrou nada", disse um desabrigado à emissora árabe Al Jazeera. Além disso, muitas famílias contaram que não podem pagar o preço para voltar ao norte, já que dois anos de guerra destruíram qualquer fonte de renda possível.
De acordo com a Defesa Civil, 150 corpos foram removidos de escombros desde o cessar-fogo, enquanto 9,5 mil pessoas são tidas como desaparecidas, o que pode aumentar o número de quase 70 mil mortos no conflito.
O acordo apresentado por Trump prevê a libertação dos reféns ainda vivos sob poder do Hamas até a manhã de segunda-feira (13), em troca da soltura de 1.950 prisioneiros palestinos, incluindo 250 condenados à prisão perpétua.
Enquanto isso, a ONU recebeu autorização de Israel para levar ajuda humanitária para Gaza a partir deste domingo (12) e já conta com 170 mil toneladas de suprimentos posicionados em países como Jordânia e Egito.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados