Geral
França: Lecornu diz haver 'desejo' de garantir acordo orçamentário antes do fim do ano
O primeiro-ministro demissionário da França, Sébastien Lecornu, demonstrou esperanças nesta quarta-feira (8) de que um compromisso entre forças partidárias possa ser alcançado para encerrar a crise política no país e evitar a convocação de novas eleições.
"Há um desejo de garantir um acordo orçamentário antes do fim do ano", disse Lecornu, antes de se reunir com legisladores socialistas. "Esse desejo está criando impulso e convergência, o que claramente adia a perspectiva de uma dissolução," do Parlamento, acrescentou ele.
Lecornu anunciou sua renúncia no começo da semana, mas o presidente Emmanuel Macron pediu que ele fizesse um último esforço de 48 horas para chegar a um consenso com líderes políticos. O prazo vence hoje.
Lecornu convidou todas as forças políticas para as negociações, mas os líderes de extrema-direita Marine Le Pen e Jordan Bardella, do partido Reagrupamento Nacional, rejeitaram o apelo e fizeram pressão por eleições antecipadas. Na extrema-esquerda, dirigentes do partido França Insubmissa também boicotaram as conversas. Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados