Geral
Unicafes-AL defende papel da agricultura familiar na maior conferência de biodiesel da América Latina
Evento aconteceu em São Paulo e reuniu lideranças importantes do setor sucroenergético brasileiro

O presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) Antonino Cardozo participou da Conferência BiodieselBr 2025, ocorrida nos dias 06 e 07 de outubro, em São Paulo. O evento é considerado o maior fórum de discussões sobre o mercado do biodiesel na América Latina e serviu para a realização de debates importantes que fortalecem o setor sucroenergético brasileiro.
Com o tema “Os desafios para o aumento da mistura em 2026”, o encontro tratou da inserção da nova mistura de biodiesel ao diesel (15%) e do etanol anidro à gasolina (30%), oficializada no mês de junho, em Brasília. Antonino Cardozo também esteve presente na ocasião.
Representando a agricultura familiar alagoana - que será beneficiada através do Selo do Biocombustível Social, certificação que atesta a participação da agricultura familiar na produção do biodiesel –, Antonino realiza um trabalho intercooperativo em todo o país, levando o modelo de produção de coco em Alagoas a diversos estados do território nacional, servindo como exemplo na cocoicultura nacional.
“O grande objetivo do governo no Nordeste brasileiro é garantir, primeiro: o acesso à renda mínima, que é a possibilidade do contrato de compra e venda; segundo a estruturação da cadeia produtiva e da organização coletiva de trabalho de cada cooperativa e associação; e terceiro, a grande novidade do biodiesel brasileiro: foi criado o programa de fomento, que é hoje o que permite, por exemplo, as indústrias de biodiesel fomentar algumas cadeias produtivas”, afirma Antonino Cardozo.
Mais lidas
-
1VOO DE GALINHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
4TELEVISÃO
TV Gazeta negocia possível afiliação com a Band em Alagoas
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL