Geral
Reino Unido e Austrália se juntam ao Canadá e reconhecem formalmente Estado palestino
O Reino Unido e a Austrália se juntaram ao Canadá e também reconheceram formalmente o Estado palestino, às vésperas da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A medida é contrariada pelos Estados Unidos, governado por Donald Trump, que apoia Israel.
"Hoje, para reavivar a esperança de paz para os palestinos e israelenses, e uma solução de dois Estados, o Reino Unido reconhece formalmente o Estado da Palestina", afirmou o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, na rede social X.
Já o premiê australiano, Anthony Albanese, disse em comunicado, também publicado no X, que a medida está em consonância com as legítimas e antigas aspirações do povo palestino em ter um Estado próprio.
"A Austrália reconheceu a Palestina hoje, juntamente com o Canadá e o Reino Unido, como parte de um esforço internacional coordenado para criar um novo impulso para uma solução de dois estados, começando com um cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns capturados nas atrocidades de 7 de outubro de 2023", afirmou.
Os países reforçaram o compromisso com uma solução baseada em dois Estados como o único caminho para paz e segurança duradouros.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico