Geral

Manifestantes vão às ruas em Maceió contra PEC da Blindagem e anistia; protestos acontecem em outras capitais

Ato reuniu movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda na orla da Pajuçara, neste domingo (21), em sintonia com outras capitais do país

21/09/2025
Manifestantes vão às ruas em Maceió contra PEC da Blindagem e anistia; protestos acontecem em outras capitais
- Foto: Mack Dias/CM

Maceió foi palco, na manhã deste domingo (21), de uma manifestação contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e à proposta de anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro. O protesto aconteceu a partir das 9h, na Praça Sete Coqueiros, na orla da Pajuçara, reunindo centenas de pessoas com faixas, cartazes e bandeiras.

Organizado por sindicatos, movimentos sociais, partidos de esquerda e lideranças políticas locais, o ato se somou à mobilização nacional convocada para o mesmo dia em pelo menos 30 cidades brasileiras, incluindo 22 capitais. Em todas elas, os organizadores destacaram críticas às decisões recentes da Câmara dos Deputados, que aprovou a PEC da Blindagem na última terça-feira (16).

O texto da emenda constitucional foi alvo de duras críticas por prever maior dificuldade para abertura de processos e execução de mandados de prisão contra parlamentares, medida considerada um retrocesso no combate à corrupção e à impunidade.

Além disso, os manifestantes também se posicionaram contra a proposta de anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão.

Em clima pacífico, os participantes afirmaram que seguirão pressionando o Congresso para barrar a tramitação da anistia e revogar a PEC, apontando riscos à democracia e ao Estado de Direito no país