Geral
Insatisfação recorde: gestão Merz é reprovada por 62% dos alemães, aponta pesquisa
Em levantamento, apenas 26% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com a gestão do chanceler alemão.
Uma pesquisa divulgada pelo jornal alemão Bild neste domingo (20) aponta que a insatisfação com o desempenho do chanceler alemão Friedrich Merz atingiu o nível mais alto desde o início do mandato, em maio, feito em coalizão formada entre seu partido, o CDU, o CSU e o SPD.
Segundo o levantamento, feito pelo instituto INSA, 62% dos entrevistados avaliaram negativamente o desempenho do chanceler. O número representa um aumento de três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Dos entrevistados, apenas 26% afirmaram estar satisfeitos com o desempenho de Merz.
"Vale ressaltar que, no início de junho, o líder da CDU demonstrou um aumento notável, embora de curta duração, no apoio. No entanto, desde então, a tendência diminuiu e atingiu um novo recorde de baixa", observa o jornal.
O governo não está em melhor situação, com 63% dos entrevistados afirmando estar insatisfeitos com o desempenho da "grande coalizão" formada pela CDU/CSU e o SPD. Segundo a publicação, este também é o nível mais alto de reprovação desde que a coalizão iniciou seus trabalhos. Apenas 23% expressaram satisfação com o desempenho do gabinete.
O levantamento foi realizado nos dias 18 e 19 de setembro deste ano, com 1.001 pessoas. A margem de erro não foi especificada.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico