Geral
Irã suspende cooperação com a AIEA após medidas 'hostis' da Europa
Irã suspende cooperação com a AIEA após medidas 'hostis' da Europa
Decisão ocorre após reativação de sanções por França, Alemanha e Reino Unido; Teerã diz manter abertura ao diálogo diplomático
O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã (CSSN) anunciou neste sábado (20) a suspensão da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A decisão foi divulgada pela agência estatal Mehr News e é considerada uma resposta às medidas “hostis” adotadas por países europeus.
Segundo o órgão, a suspensão é uma “resposta legítima” à violação dos termos do acordo nuclear, após a adoção de mecanismos coercitivos por parte de França, Alemanha e Reino Unido, que reativaram sanções contra Teerã em 28 de agosto.
O anúncio ocorre um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU rejeitar um projeto que prorrogaria por 30 dias o prazo para negociações diplomáticas antes da retomada das sanções internacionais.
Apesar da medida, o governo iraniano declarou que continuará aberto a consultas diplomáticas, desde que estejam garantidos a segurança e os interesses nacionais.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico