Geral
Irã suspende cooperação com a AIEA após medidas 'hostis' da Europa

Irã suspende cooperação com a AIEA após medidas 'hostis' da Europa
Decisão ocorre após reativação de sanções por França, Alemanha e Reino Unido; Teerã diz manter abertura ao diálogo diplomático
O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã (CSSN) anunciou neste sábado (20) a suspensão da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A decisão foi divulgada pela agência estatal Mehr News e é considerada uma resposta às medidas “hostis” adotadas por países europeus.
Segundo o órgão, a suspensão é uma “resposta legítima” à violação dos termos do acordo nuclear, após a adoção de mecanismos coercitivos por parte de França, Alemanha e Reino Unido, que reativaram sanções contra Teerã em 28 de agosto.
O anúncio ocorre um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU rejeitar um projeto que prorrogaria por 30 dias o prazo para negociações diplomáticas antes da retomada das sanções internacionais.
Apesar da medida, o governo iraniano declarou que continuará aberto a consultas diplomáticas, desde que estejam garantidos a segurança e os interesses nacionais.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira