Geral
Russos competirão nos Jogos de 2026 sob bandeira neutra
Atletas não poderão ter vínculos militares ou apoiado guerra

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (19) que atletas russos poderão competir nas Olimpíadas de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d'Ampezzo, mas sob bandeira neutra e respeitando algumas condições rigorosas.
A ex-nadadora Kirsty Coventry, presidente da entidade, declarou que a abordagem conduzida nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris será seguida pelo megaevento na Itália.
Na oportunidade, os russos só puderam participar das competições sob bandeira neutra e em provas individuais. Os atletas também foram obrigados a passar por verificações para comprovar que não apoiaram ativamente a guerra na Ucrânia e que não tinham qualquer ligação com o exército de Moscou.
"Acredito que é melhor para o nosso movimento garantir que todos os atletas estejam representados", avaliou a mandatária.
As sanções de entidades esportivas contra a Rússia foram introduzidas em resposta à invasão da Ucrânia em 2022.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+