Geral
Embaixador brasileiro nega invasão de produtos do Mercosul na UE
Mosca disse que acordo comercial é uma 'importante oportunidade'
O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, avaliou nesta quinta-feira (18) que o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia não significará que produtos da América do Sul vão invadir o Velho Continente.
"Não haverá uma invasão de produtos sul-americanos na Europa: temos, por exemplo, uma cota para exportar 99 mil toneladas de carne, e já estamos exportando 150 mil , mais do que a cota estipulada no acordo", disse o diplomata à margem de uma conferência em Florença.
Mosca, contudo, diz acreditar "sinceramente" que ocorrerá uma invasão de mercadorias europeias em território brasileiro e nos outros Estados-membros do Mercosul.
"Temos um vínculo de 150 anos; houve uma imigração italiana significativa para o Brasil. Vemos essa parceria entre nossos blocos, a UE e o Mercosul, como uma oportunidade crucial neste mundo desafiador para aumentar nosso comércio, não apenas em produtos, mas também em serviços e investimentos", avaliou.
O embaixador também ressaltou que "compreende perfeitamente" as dificuldades que os setores agrícolas europeus enfrentam atualmente.
"Tenho certeza de que esse problema não se colocará e que o mecanismo de salvaguarda previsto no acordo será suficiente para resolver quaisquer pequenos problemas que possamos encontrar no futuro", concluiu.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil