Geral
Rui Costa critica projetos de anistia e blindagem: 'Significam proteger criminosos'
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, voltou a criticar nesta quinta-feira (18) a tramitação de dois projetos polêmicos na Câmara dos Deputados: a proposta que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro e a chamada PEC da Blindagem, que limita a atuação da Justiça contra parlamentares.
Em publicação no X (antigo Twitter), Rui Costa classificou as propostas como um “péssimo exemplo” para a democracia brasileira. “É um absurdo que o Congresso Nacional discuta anistiar quem comete crimes e criar mecanismos de blindagem para impedir que parlamentares sejam julgados. Isso representa um péssimo exemplo para a construção de uma nação justa e democrática. Sou totalmente contrário a essas propostas, que não fazem o menor sentido. Na prática, significam proteger criminosos”, afirmou.
Na noite de quarta-feira (17), o projeto de anistia teve o regime de urgência aprovado pela Câmara. Já a PEC da Blindagem foi aprovada pelos deputados e agora seguirá para análise no Senado.
Rui Costa disse acreditar que a sociedade é majoritariamente contrária às medidas e manifestou a expectativa de que o Senado rejeite as propostas. “Acredito que a sociedade brasileira é amplamente contrária e espero, sinceramente, que o Senado rejeite tais iniciativas, pois elas não refletem a vontade do povo nem aquilo que cada cidadão brasileiro espera do Parlamento que o representa”, declarou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil