Geral
Exército chinês alerta Filipinas contra provocações no mar do Sul da China

O exército da China disse, neste sábado (13), que realizou patrulhas "de rotina" no Mar do Sul da China e advertiu as Filipinas contra quaisquer provocações, de acordo com um porta-voz do Comando do Teatro Sul.
O porta-voz afirmou que as Filipinas devem parar imediatamente de provocar incidentes e de aumentar as tensões no mar do Sul da China. As tropas chinesas continuarão a defender a soberania do país na região, acrescentou o porta-voz.
O episódio reflete a crescente tensão entre China e Filipinas na região do mar do Sul da China, uma área estratégica e rica em recursos naturais, onde disputas territoriais têm se intensificado nos últimos anos.
Em agosto, navio da guarda costeira chinesa sofreu danos significativos na proa após colidir com o Guilin, um destróier de mísseis guiados Tipo 052D do ELP, durante a perseguição a uma embarcação filipina.
O atrito entre os dois países sobre reivindicações concorrentes de soberania aumentou desde a posse do presidente das Filipina, Ferdinand Marcos Jr, em 2022.
As reivindicações chinesas sobre uma grande faixa das águas regionais foram rejeitadas em favor das Filipinas por um tribunal da ONU em 2016, uma decisão não reconhecida por Pequim.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira