Geral
BPC para PcD exigirá avaliação biopsicossocial a partir de 2026
Justiça, BPC, CNJ, Pessoas com Deficiência

A partir de março de 2026, pessoas com deficiência que buscam o BPC (Benefício de Prestação Continuada) na Justiça terão que passar por avaliação biopsicossocial. A medida foi aprovada na última semana pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).


Atualmente, esse tipo de avaliação é exigido apenas nos pedidos feitos diretamente ao INSS. Já nos processos judiciais, a análise é feita com base somente na perícia médica. Com a nova resolução, os critérios aplicados, tanto na via administrativa quanto na judicial, serão unificados — o que tem o objetivo de reduzir divergências entre decisões.
Além disso, as revisões do BPC, realizadas a cada dois anos, também deverão seguir o novo modelo de avaliação.
Segundo o CNJ, a avaliação biopsicossocial deve ser feita por profissionais capacitados, mas sua conclusão não determina automaticamente a concessão do benefício. A decisão final continua sendo do juiz responsável pelo caso.
O Conselho também informou que vai oferecer capacitação para os peritos que atuarão nesses processos.
*Com supervisão de Roberta Lopes
1:29
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B