Geral
Em nova ameaça, Trump diz que Brics 'vai acabar rapidamente'
Republicano reforçou ameaça de taxar Estados-membros do grupo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer ameaças contra os países do Brics em um evento sobre criptomoedas realizado nesta sexta-feira (18).
O republicano mencionou novamente que os Estados-membros do bloco estão buscando deixar o dólar de lado, além de alertar que o grupo acabaria "muito rapidamente" se continuar com a possibilidade de elaborar uma moeda própria de negociação.
"Quando ouvi sobre esse grupo do Brics, seis países, basicamente, eu os ataquei com muita força. E se algum dia eles realmente se formarem de modo significativo, isso acabará muito rapidamente", afirmou o mandatário, sem mencionar quais ações tomaria.
Trump ironizou a reunião do Brics ocorrida no início do mês no Rio de Janeiro ao dizer que "quase ninguém apareceu", além de ter reforçado a ameaça de impor tarifas comerciais aos países que se alinharem ao Brics.
"O Brics queria tentar tomar o lugar, a dominância e o padrão do dólar. Eu já disse: nós vamos aplicar uma tarifa de 10% a qualquer país que estiver [alinhado] ao Brics", acrescentou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados