Geral
Qual o legado de Frantz Fanon para o movimento anticolonial?

No dia 20 de julho, o nascimento de Frantz Fanon, em Fort-de-France, colônia francesa da Martinica, completa um século. Ainda assim, as obras produzidas pelo intelectual, ao longo de sua trajetória acadêmica, inspiram movimentos anticoloniais até hoje, especialmente no continente africano.
Qual é a importância de Fanon na luta pela libertação dos povos contra o jugo colonial europeu? Por que seus livros ainda são tão relevantes? Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Davi Acácio, jornalista da Sputnik Brasil e mestre em comunicação social; e Leonardo Beliene, professor da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, mestre em educação popular pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e especialista em África e cultura afro-brasileira pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B