Geral
Via Láctea pode estar rodeada de 'galáxias fantasmas', aponta estudo
Uma nova pesquisa da Universidade de Durham, no Reino Unido, divulgada pela Royal Astronomical Society (Sociedade Astronômica Real), mostra que a Via Láctea, galáxia que abriga o Sistema Solar e a Terra, possivelmente está rodeada por muito mais galáxias "fantasmas" do que cientistas conseguiram observar ou prever anteriormente.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas usaram uma nova técnica que combina supercomputadores e modelos matemáticos para fazer cálculos de simulação cosmológica.
"As suas descobertas sugerem que deve haver mais 80 ou talvez até 100 galáxias satélites em torno da nossa galáxia natal, orbitando a distâncias próximas", diz a publicação da Royal Astronomical Society.
"Se essas galáxias forem observadas por telescópios, isso poderá fornecer forte apoio para a teoria Lambda Cold Dark Matter (LCDM), que explica a estrutura espacial em grande escala e o processo de formação de galáxias", acrescenta a entidade.
A teoria LCDM supõe que as galáxias se formam no centro de aglomerados gigantescos de matéria escura, chamados "halos". Isso significaria que maioria das galáxias no universo são anãs de baixa massa, atuando como satélites que orbitam em torno de uma galáxia mais massiva, como a Via Láctea.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados