Geral
GCMs são flagrados arrastando e agredindo homem com cassetete em SP
Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo foram flagrados agredindo com golpes de cassetete e tapas um homem negro, na Ponte das Bandeiras, na zona norte de São Paulo. Ele também foi arrastado pelo chão. Ao menos quatro guardas participaram da agressão. Pelas imagens não é possível saber os motivos do ataque.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que não compactua com desvios de conduta. O caso será apurado pela Corregedoria da GCM.
As imagens, divulgadas pela TV Globo e reproduzidas em redes sociais, mostram que um guarda, com o cassetete em punho, desfere golpes contra uma pessoa ao lado de um caminhão parado sobre a ponte. Outro guarda contorna o caminhão e pede para a pessoa que filma a cena interromper a filmagem.
Em seguida, a câmera flagra o homem negro sendo arrastado por quatro guardas para a calçada da ponte. Depois de ser puxado pela gola da camisa e pelo braço, ele leva um tapa no rosto. O homem apenas esperneia, mas em nenhum momento reage contra os policiais.
Em nota, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) não compactua com desvios de conduta. Ao tomar conhecimento das imagens envolvendo agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Corregedoria iniciou a apuração dos fatos.
"Serão realizadas diligências e ouvidas as partes envolvidas a fim de dar os encaminhamentos cabíveis", diz a nota.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados